quinta-feira, 14 de agosto de 2008

As Olimpiadas

As Olimpiadas

14/8/2008

Ontem assisti a prova dos 100 metros nado livre e pude ver o Cielo de Santa Barbara D ´Oeste, ser o terceiro colocado entre tantas feras da natação mundial.
Medalha de bronze para o Brasil.
O choro do rapaz, emocionado e aliviado, após tanta tensão, pra mim, foi o mais bonito!
Ao falar de seus pais, aí, não deu mais! O choro veio com tudo, estravazando toda a alegria e provavelmente tantos meses de esforço.
Ali naquele instante veio toda a expectativa contida, toda a gratidão e recompensa de um empenho de anos de treino e disciplina. Um homem-menino, naquele momento um menino homem, lindo, humano, cheio de emoção e saudade, do outro lado do mundo, num país estranho, sozinho com sua técnica e capacidade!
Mas ele conseguiu!
A vida é mesmo um paradoxo!
Acho que naquele momento, aquele choro era de alguém que queria uma abraço do pai e da mãe, não a entrevista da rede Globo.
Mas tambem, alguém que por muitos anos treinou e lutou pela medalha olimpica. e o que é mais bacana, conseguiu!!!
Não é demais?
Pra mim, este sim, é o Fantastico show da vida!
Esta dualidade que somos, ambiguos, paradoxais.
Ainda bem, senão seriamos um tédio!
beijos
Miriam

2 comentários:

J.F. disse...

Oi, Mi. Tô aqui! Tô aqui!
Às vezes, fico vários dias sem entrar na blogosfera. Mudei-me de Sampa para o interior, no final do ano. Mas, minhas idas à capital são constantes. Nesta semana, fui e voltei na 2ª; fui 4ª, após o almoço, retornando hoje à tarde. Amanhã, 6ª, novamente em Sampa! Posso demorar, mas venho ver seu blog, sim!
Sabe, esses esportistas que pegam medalhas nas olimpíadas são verdadeiros heróis. A maioria deles, com a ajuda e incentivo apenas da família, pratica esportes e nos representam lá fora, sem retorno financeiro, apenas por "amor à arte", inclusive "pondo do bolso" para o custeio das viagens. Dessa forma, é lamentável vermos o pessoal do futebol, e mesmo do basquete e outros esportes, que se profissionalizam e vão para o exterior. Estando lá, julgam-se os bons e dignos de todas as homenagens possíveis e que, na hora da olimpíada, como isso não traz retorno financeiro direto, recusam-se a participar. Ou, se o fazem, é sem se esforçarem. É por isso que esses medalhistas, e mesmo aqueles que lutam mas não conseguem medalhas, são dignos de toda a nossa adimiração. Não são mercenários!
Quanto às dificuldades com o blog, não se preocupe. Com o tempo, você irá se acostumar às ferramentas. O importante é que suas postagens são bastante agradáveis de serem lidas.
Abração.

Blog do Beagle disse...

Miroca, você viu o abraço que o Cielo trocou com o Pai? Choramos todos kakakak e manteigona aqui e os dois, lá na China! Fico triste de ver que todos badalam esses esportistas que não tem amparo nem incentivo do País. Não temos quadras de esportes ou piscinas nas escolas, mas adoramos uma linda medalha obtida por esforço pessoal de um ou outro! Bjkª. Elza