quarta-feira, 8 de abril de 2009

Festas, festas e mais festas!

Estou muito feliz mas também apreensiva.
Hoje faço um jantar aqui em casa para a familia ampliada.
É um jantar de Pessach, a comemoração da passagem.
A mudança da condição de judeus escravos no Egito para a de povo liberto em direção a Terra Prometida.
Foram guiados por Moysés, personagem biblico que a lenda diz ser filho de judeus, salvo das águas por uma princesa egipcia e criado no palácio como um principe.
Alguns estudiosos dizem que era mesmo um principe egipcio, contemporâneo de Akenathon que implantou o monoteismo no Egito.
A partir da morte do faraó, volta o politeismo e Moyses junta-se aos judeus, povo monoteista e por alguma razão que agora não lembro, mas Freud descreve brilhantemente em seu texto "Moyses e o Monoteismo" , saem juntos em sua jornada pelo deserto.
Mui sabiamente, Moyses vaga 40 anos pelo deserto, pois sabe, que uma geração de cativos, não poderá fazer muito em uma nova terra. Assim, também ele se priva de chegar ao destino.
Mas voltando ao que interessa, hoje, após longo tempo, consegui reunir além de meus primos queridos, que já nos encontramos nestas datas a muitos anos, minha mãe, minha irmã mais velha e minha sobrinha com seu marido e filhos!
Fico contente em saber que todos estarão aqui, em minha casa.
Minha mãe, com 87 anos, depois de muitas dificuldades, viver estes momentos, com certeza é um prazer.
Mais ainda é meu prazer em poder ter e acolher toda esta gente, afinal fomos criados juntos.
A vida nos levou a muitos lugares diferentes, situações inesperadas e cada um teve que viver sua história.
Devagarzinho, cada um esta chegando....voltando, todos ja de cabelos brancos e rugas...mas com grande alegria em se encontrar.
Espero que tudo de certo !
Depois conto como foi.
bjs

Miriam

2 comentários:

Blog do Beagle disse...

Como é bom receber familia em casa, especialmente nesse dia tão festejado. Para os cristãos,a festa maior e mais importante. Para os comerciantes é o Natal! Estou feliz por você, minha querida. Bjkª. Elza

J.F. disse...

Miriam,
Uma das melhores coisas que existem é reunião de família. Uma boa festa para vocês.
Abração,
JF