sexta-feira, 8 de maio de 2009

Divagando 2

8/5/2009
Trocando ideias com um amigo sobre humano e humanístico, termos que não compreendo bem a diferença recebo o comentário abaixo:

"Humano é o que é relativo ao homem, ao gênero humano. O humanismo, por sua vez, e aí o Aurélio me ajuda a ser mais preciso, coloca o ser humano no centro das discussões filosóficas e se manifesta no domínio lógico e ético. Um outro sentido refere-se à formação do espírito humano pela cultura literária ou científica... Quando falamos em humanismo valorizamos mais a ação humana em detrimento dos preceitos religiosos. O humanismo carrega uma preocupação ética e de respeito ao outro muito profunda."

Para mim, não existe o humano sem humanismo, ou seja, sem ética ampla.
Não falo de ética no sentido moral, aprendido, externo.
Mas uma ética pessoal, interna, que surge junto ao desenvolvimento do ser, do humano que existe em cada um de nós.
Discussão filosófica das boas essa....
A questão que se coloca, ao menos para mim, é a necessidade de amparo e cuidado que existe em todos nós e que muito pouco é atendida.
O que fazer então?
Desde que o mundo é mundo, os homens buscam caminhos de conforto.
Interno ou externo?
Ter ou Ser?
Imposivel Ter antes de Ser.
E o que é Ser?
Busca incessante e eterna, felizmente.
O desassossego cansa.
Prefiro desassossego a estar morta para vida.
E acredito no humanismo negritado acima.

6 comentários:

Luiz Vita disse...

O humanismo deveria ser inerente ao ser humano, mas infelizmente não é. Temos tantos exemplos de pessoas que não pensam no outro ao tomarem decisões. Isso vale não só para políticos, mas para o ser humano em geral.

Também acho que o ser vem antes do ter. Mas, nessa cultura egoista que existe hoje, a ênfase é o ter. Por isso toda essa dor, todo esse desconforto quando o fracasso chega. E ele fatalmente chegará para quem pensa primeiro no ter.

E a literatura, a filosofia e as artes em geral são grandes aliadas para quem pensa realmente em cultivar seu ser...

Mães e afins disse...

Muito bem!
É nisto que eu invisto, e é este o meu trabalho.
O que eu acredito.

Maria Helena disse...

Miriam
Para mim o SER é especial, é a excência de tudo, os valores, os princípios, os bons sentimentos. O TER, com o suor, com o trabalho, com o esforço, vem completar, esse ciclo tão maravilhoso que é a vida.
Bjs

Luiz Vita disse...

Miriam,
Você tem que escrever hoje um texto sobre o Dia das Mães!!!!

Blog do Beagle disse...

Muito sutil para mim. Vá em frente. Bjkª. Elza

Anônimo disse...

Miriam, descobri o seu blog e estou amando sua maneira gostosa de se expor e seus pensamentos.
Sou pelo ser humano no entanto, nem sempre as coisas e situações caminham como gostaríamos. Infelizmente, nem sempre o ser acompanha o humanismo mas que o SER vem, com certeza antes do TER, não há como inverter.
O indivíduo - não atribuo o adjetivo ser humano - na cultura moderna, a maior parte enfatiza o TER e pior, esquece-se de SER.

Um ótimo fim de semana e continuo escrevendo pois gostoso é a sua leitura.