quinta-feira, 7 de maio de 2009

Divagando

Bom dia. 7/5/2009

A semana passou e varias vezes estive aqui sem sucesso, sem tempo, sem inspiração, mas atenta, lendo meus blogs prediletos.

Empresto do blog do ex-critor esta frase:

"Longe de ser um simples entretenimento, uma distração reservada às pessoas educadas, ela permite que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano." Nem sei se é dele, mas em seu texto fala da importancia da literatura em sua vida.

Hoje havia decidido apenas deixar um recado.

Ler estimula e vejo que as disciplinas conversam, sempre há pontos de tangência.

O pediatra-psicanalista ingles, Donald Winnicott, fala da importância do olhar materno na constituição do ser.
Da importância do Outro na vida de cada um.

A existência, o ethos humano só acontece quando se percebe visto pelo Outro.
Sou significante na medida que tenho significado para alguém.

E se este olhar que dá validade a existência é amoroso e acolhedor, aí esta a chave da possibilidade de acontecer uma relação.

Trabalhar um texto, acarinhá-lo, ler e re-ler.

É como o lamber da cria.

O amor traz vida e da vida nasce as relações.

Pessoas, textos, literatura, cuidar e olhar.

Esta troca ao que leva?

5 comentários:

Luiz Vita disse...

Oi Miriam,

Esta troca a qual você se refere leva ao enriquecimento humano. Enriquecimento humanístico, pricipalmente, que é o que eu realmente busco. Tem uma frase cristã que diz "Fora da Caridade não há salvação". Meu lema é "Fora da literatura não há salvação". Ela é importante para o autoconhecimento e para nos ajudar no relacionamento com o outro. A aceitação do outro é o grande problema moral de nossos dias. Nossa, acho que viajei demais....

Luiz Vita disse...

Esqueci de dizer que o comentário que você citou é do crítico Tzvetan Todorov, no livro A Literatura em Perigo.

Mães e afins disse...

Caro ex-critor.
Pra começar de ex, voce não tem nada.
E o que me escreve de viagem tambem não tem.
Confesso que tenho dificuldade em compreender a diferença entre humanistico e humano.
Pode me esclrecer, por favor?
Obrigada novamente.
Miriam

Luiz Vita disse...

É uma boa discussão filosófica que se contrapõe a uma visão religiosa da ética.

Humano é o que é relativo ao homem, ao gênero humano. O humanismo, por sua vez, e aí o Aurélio me ajuda a ser mais preciso, coloca o ser humano no centro das discussões filosóficas e se manifesta no domínio lógico e ético. Um outro sentido refere-se à formação do espírito humano pela cultura literária ou científica... Quando falamos em humanismo valorizamos mais a ação humana em detrimento dos preceitos religiosos. O humanismo carrega uma preocupação ética e de respeito ao outro muito profunda.

Blog do Beagle disse...

Nem imagoino, mas o que senti foi que o seu amigo ex-critos não me apreciou. Deixei de ir lá, ms o link eu mantive. O blog dele é interessante. BJkª. Elza